A Importância da Preparação Perinatal

15 de fev de 2019


Seja qual for a via de parto escolhida pela gestante e seu companheiro, é muito importante que estes iniciem um processo de preparação para o parto e também para a chegada do recém-nascido. Muitas mães têm um parto tranquilo, seja por cesárea ou parto normal, porém enfrentam intensas dificuldades ao lidar com as demandas do novo bebê. Outras passam por experiências traumáticas no momento do parto ou na recuperação, e essas emoções negativas geradas só aumentam sua carga de estresse, o que tornará ainda mais difícil lidar com o recém-nascido e superar a fase crítica do puerpério. O período do pós-parto é sempre uma fase muito difícil na qual o bebê apresenta uma relação de profunda dependência com a mãe. A amamentação é muito prazerosa, porém é também uma fase de difícil adaptação. A mãe tem que se adaptar à demanda do bebê, e nesse processo há muitos obstáculos a serem vencidos.

Situações traumáticas durante o trabalho de parto e nascimento podem ser evitadas com uma preparação adequada, escolhendo os/as melhores profissionais e assistência, organizando seu plano de parto e sua rede de apoio, informando-se em geral sobre todo o processo para poder fazer suas escolhas.

A gestação é um período de intensas mudanças hormonais, assim como o período pós-parto, e a mulher precisará de muito apoio e compreensão, além de auto-cuidado, para enfrentar essas oscilações de humor e sentimentos. Quanto melhor sua preparação, mais informada, confiante e segura a mulher estará para enfrentar a experiência do parto e os desafios da maternidade. Da mesma forma, quanto melhor preparado o casal estiver, menos espaço haverá para conflitos e mal entendidos. O pai que recebe orientação e preparação prévia, pode se tornar muito mais amoroso e participativo.

A Preparação Perinatal com uma profissional qualificada e experiente pode ser muito útil à nova mãe e ao casal nesse período de intensas transformações. Ela propicia aos pais vivenciarem essa nova etapa de suas vidas de forma mais tranquila e confiante, além de fortalecer a parceria entre os dois. Esses são alguns dos temas que poderão ser discutidos nos encontros de Preparação Perinatal: vias de parto e evidências científicas, o apoio da doula, plano de parto, o processo fisiológico do trabalho de parto, intervenções e mitos do parto normal, métodos de alívio da dor no trabalho de parto, puerpério e plano pós parto, primeiros cuidados com o recém-nascido e amamentação.

Se você deseja maiores informações, ou agendar uma consulta com uma profissional especializada em preparação para o parto entre em contato pelo meu link de agendamento do Doctorália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário